Menu de Opções

Funcionários participam de Treinamento e capacitação para nova gestão da CIPA 2017/2018


capacitacao-cipa_004.jpg

A Prefeitura Municipal de Mendes, através da Secretaria Municipal de Administração, realizou nos dias 16, 17 e 18 de agosto, a capacitação dos funcionários que irão participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, gestão 2017/2018. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e teve como principal objetivo apresentar aos novos cipeiros a organização e funcionamento da CIPA, a elaboração dos mapas de risco e também os indicadores e causas de afastamentos laborais. 

Nestes dias o engenheiro de Segurança no Trabalho Ronaldo Borges Silva, orientou os funcionários sobre a importância da segurança e saúde e como aplicar esses conhecimentos em seu ambiente de trabalho.

Os funcionários também foram capacitados com noções de primeiros socorros e aprenderam a identificar os riscos ambientais existentes no local de trabalho e assim propor soluções para sua melhoria. Serão realizadas periodicamente, verificações nos ambientes de trabalho, visando identificar situações que venham trazer riscos para a saúde e a segurança dos trabalhadores.

capacitacao-cipa_003.jpg

A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora de N° 5 – NR5, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo da prevenção de acidentes e doenças decorrentes no trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Comissão é composta de representantes do empregador e dos funcionários. Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes foram por eles designados. Quanto aos representantes dos funcionários, foram eleitos em eleição secreta, do qual participaram os funcionários interessados em fazer parte desta comissão. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz