Menu de Opções

Secretaria de Assistência Social promove capacitação aos Servidores Públicos


assistencia_social_016.jpgA Prefeitura de Mendes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Defensoria Pública de Mendes, realizaram dois encontros do Ciclo de Capacitações para os Servidores Públicos envolvidos no atendimento direto e indireto de crianças e adolescentes vítimas de violência. Com tema Garantia de Direitos e o atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência.

Começando no dia 17 de julho, abrindo o encontro com algumas palavras da Presidente da Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Mendes, Cristina Giácomo, da Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Luiza Matias e também do Prefeito Rogério Riente, que esteve presente durante o evento.

assistencia_social_004.jpg

A primeira palestra foi do Dr. Tadeu Valverde, Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, na parte da manhã, esclarecendo sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e tirando dúvidas de todos que estavam presentes. Na parte da Tarde a palestrante Dra. Lívia Casseres, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, palestrou sobre Racismo Institucional.

No segundo dia de encontro, a parte da manhã contou a palestrante Vera Cristina de Souza, Advogada, Especialista em Direito da Criança e do Adolescente, Coordenadora do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAM e Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro - CEDECA/RJ, com o tema Violência Sexual contra crianças e adolescentes: proteção e fluxos do SGD, orientando sobre os direitos das crianças, o que fazer em casos de violência, e esclarecendo também sobre organizações como o CEDECA e o PPCAM que ajudam esses jovens e crianças que estão em situação de rua, violência e risco.

assistencia_social_008.jpg

Já na parte da tarde para encerrar os encontros, a Palestrante foi a Dra. Ana Cristina W. Paixão, ginecologista do Instituto Fernandes Figueira e Drª em Ciências da Saúde que palestrou sobre o tema, Atuação Médica na Violência Sexual contra crianças e adolescentes, e explicou como é tratado os casos de violência na parte clínica e ginecológica.

assistencia_social_014.jpg

Segundo a Secretária Ana Luiza Matias, a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004, a RESOLUÇÃO CNAS Nº 269/2006 e RESOLUÇÃO CNAS Nº 01/2007 reconhecem a capacitação como elemento fundante da qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios, sendo essencial para consolidação do SUAS, bem como para a finalidade de produzir e difundir conhecimentos direcionados ao desenvolvimento de competências e atitudes das equipes de referência de cada serviço.

assistencia_social_020.jpg

A parceria com a Defensora Pública Drª Mirela Assad, que imediatamente aceitou partilhar o projeto de formação permanente dos servidores, tem sido um diferencial para tal proposta, acrescenta a Secretária Ana Luiza Matias.

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz