Menu de Opções

Mendes dará início a Campanha Nacional de Combate à Influenza


influenza_01.jpg

Reduzir as complicações, internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, conhecida popularmente como gripe. Esse é o objetivo da Campanha Municipal de Vacinação contra a Influenza. A Campanha dará início nesta Segunda-Feira, dia 17, e se encerrará dia 26 de maio.

Antes do encerramento, acontecerá no dia 13 de maio, o dia “D” de mobilização nacional. Neste dia, todos os ESF’s estarão vacinando das 8:00 às 17:00 horas.

Mesmo quem tomou no ano passado deve se vacinar novamente este ano. Embora a vacina seja de suma importância para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

Deverão ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador da área da saúde, pessoas com 60 anos de idade ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

A vacinação é a medida mais indicada para prevenir a gripe, que é transmitida de uma pessoa para a outra através de gotículas de saliva expelidas quando o indivíduo que está contaminado fala, tosse, ou espirra e também por meio de talheres, copos ou mãos contaminadas. Mas há alguns cuidados básicos que podem reduzir os riscos de transmissão, como higienizar as mãos, principalmente, antes de consumir algum alimento; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz