Menu de Opções

Mendes recebe projeto de Teatro Acessível premiado pela ONU


teatro_acessivel_chamada_1.jpg

Um espetáculo teatral gratuito – e com acessibilidade – é destaque da 2ª Mostra de Teatro Acessível - Arte, Prazer e Direito, evento que a ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão realiza nos dias 6 e 7 de abril, em Mendes.

O destaque vai para as apresentações do grupo Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, criado pela atriz Tatá Werneck e já visto por mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil.

A peça será realizada no dia 6, às 20 horas, na Sociedade Esportiva Falcão Dias.

O evento garantirá a participação de pessoas com deficiência, como previsto em lei, por meio de legenda eletrônica, intérprete de Libras, programas em braile e em letra ampliada, áudiodescrição, visitas guiadas ao cenário dos espetáculos, além de atendimento prioritário, também para pessoas com mobilidade reduzida.

Com bom humor, as cenas vão revelando formas sutis de discriminação. O livro que deu origem ao espetáculo, Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva, é de Claudia Werneck, publicado no ano de 1996 pela WVA Editora, especializada em inclusão, e se tornou a primeira obra no Brasil a tratar do tema. Assim como o livro, a peça tem como tema central a urgência em se promover uma sociedade inclusiva, passando da fase de conscientização para a de ação.

Já no dia 7, será realizado, às 09 horas, no CIEP 288 - Professor Ruy Gonçalves Ramos a Oficina de Teatro Acessível.

Os Inclusos e os Sisos surgiram em 2003, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade.

Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas, em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mendes, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Fundação Pedro Jorge, da Associação Nacional dos Procuradores da República e do Senado Federal.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz