Menu de Opções

MENDES REALIZA A 11º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


 

11a_conferencia_de_saude-26.jpg

O Conselho Municipal de Saúde de Mendes, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta última quinta-feira, dia 11 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, a 11ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo da conferência, é debater o tema com o enfoque na saúde como direito e na consolidação do SUS.

Nessa edição, o tema central do evento foi "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", em consonância com a etapa nacional da Conferência. Durante o evento, participaram aproximadamente 200 pessoas, entre delegados, convidados e participação livre.

11a_conferencia_de_saude-11.jpg

Participaram da atividade, trabalhadores da saúde, usuários, gestores e autoridades, que discutiram 18 diretrizes de ação a partir de três eixos temáticos: “Saúde como Direito”; “Consolidação do SUS”; e “Financiamento do SUS”. Em grupos, os participantes elegeram 19 propostas que serão levadas por representantes eleitos na Conferência Municipal para a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2019, em local a definir.

Abrindo o evento, foi composta a mesa de representantes, O Conselheiro Municipal de Saúde Jorge Henrique Junior, O Vice-prefeito Luís Ricardo de Carvalho, O Secretário Municipal de Saúde Ismael Gomes de Souza, E a Secretária Executiva da Comissão Intergestores Regional do Centro-Sul Juliana de Carvalho.

11a_conferencia_de_saude-32.jpg

Cada um dos representantes pode falar um pouco de suas experiências e o que pode ser agregado para esse novo ano. Primeiro, o Vice-prefeito, diz que se sentiu feliz por poder abrir um evento de tanta importância, e que espera que ainda mais, a saúde pública do município, possa melhorar com a ajuda de todos. O Secretário de Saúde, Ismael e o conselheiro Jorge Henrique Junior, dividiram o mesmo sentimento, falando da importância de se realizar projetos como estes, e que esperam a participação de todos os presentes, para assim poder fazer uma saúde pública cada vez melhor.

Durante o evento, foram ministradas palestras sobre “Saúde como Direito” com a palestrante Thereza Cristina Ramos, professora na Escola Politécnica Joaquim Venâncio – Fiocruz, logo em seguida, Juliana de Carvalho, Secretária Executiva da Comissão Intergestores Regional do Centro-Sul  palestrou sobre “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS” e por fim, para encerrar a parte da manhã da conferência, foi a vez de Enilda dos Santos Fernandes, Controladora Geral da Prefeitura Municipal de Paty do Alferes que falou sobre “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

11a_conferencia_de_saude-27.jpg

A conferência, que ocorre em parceria com o Conselho de Saúde, reúne o poder público e a comunidade, para discutir diretrizes de políticas públicas em saúde na esfera municipal.

Ao final aconteceu a Eleição dos delegados para participarem da Etapa Estadual no Rio de Janeiro, foram eleitos Jorge Henrique Costa de Oliveira Júnior, Ismael Gomes de Oliveira, Laura Sobreira Oliva e Ana Carmela Pelosi Langunilla.

Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Imprensa

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz