Menu de Opções

PREFEITURA DE MENDES REALIZA CONFERÊNCIA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO


saneamento_basico_(1).jpg

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 7 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Conferência Municipal de Saneamento Básico, e foi aberta a população.

O evento contou com o envolvimento das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e também de Obras, Serviços Públicos e Habitação e contou com a participação dos secretários das respectivas pastas, Leandro Pereira Tavares e Júlio César Moreira Carvalho além de suas equipes.

A palestra foi ministrada pelo especialista em recursos hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba, Leonardo Guedes Barbosa e dentre os temas apresentados, podemos destacar o monitoramento do plano de saneamento básico; o mapeamento das redes coletoras; o estudo e a delimitação das bacias de esgotamento; a projeção de sistemas de esgotamento sanitário, além do custo da manutenção de todo sistema.

saneamento_basico_(3).jpg

“O alvo desta importante reunião é podermos debater e organizar ações que remetam a melhoria da qualidade de vida das nossas águas” enfatizou o secretário Leandro.

Um dos grandes desafios apresentados para municípios menores é a dificuldade de investimento no setor devido à baixa arrecadação, comprometendo a capacidade de investimentos e impedindo a implementação do sistema de esgotamento.

saneamento_basico_(4).jpg

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba é um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos e tem como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica III do Estado do Rio de Janeiro que compreende a região constituída pela bacia do Rio Preto e pelas bacias dos rios afluentes do curso médio superior do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo, integralmente, os municípios de Mendes, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, assim como, parcialmente, os municípios de Barra do Piraí, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras.

 

Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz