Menu de Opções

Vigilância Sanitária Municipal alerta sobre alimentos que ficaram retidos em greve.


/Uploads/Images/vigilancia_sanitaria.jpg

Mesmo com a liberação dos caminhões, os reflexos da greve ainda devem durar mais algum tempo.

Uma das preocupações que devem surgir nos próximos dias é referente aos alimentos que abastecerão os supermercados neste primeiro momento. Muitas cargas estiveram retiras em veículos ao longo de mais de uma semana e é preciso redobrar as atenções, na hora de receber os produtos que ficaram mais tempo do que o previsto nas estradas, pois dependendo do tipo do produto, a demora pode comprometer a qualidade dos alimentos.

A Vigilância Sanitária Municipal tem o papel de proteger a saúde dos cidadãos. Assim, mesmo nesse momento de desabastecimento, não podemos nos descuidar, o que requer uma atenção maior por parte dos comerciantes e consumidores para garantir que eles ainda estejam próprios e em boas condições para o consumo.

Durante as comprar os consumidores precisam ficar atentos, verificando o aspecto geral dos alimentos, tipo alteração de cor, odor desagradável e temperatura, como também datas de validade, indícios de violação nas embalagens e condições de armazenagem indicadas nos rótulos pelo fabricante.

No caso de congelados, os produtos devem se manter na temperatura negativa durante todo o processo de transporte e comercialização. Se ocorrer o descongelamento, eles não podem ser congelados novamente e essa prática pode colocar em risco a saúde dos consumidores por permitir crescimento de bactérias e produção de toxinas.

Confira dicas para verificar se alimentos estão próprios para o consumo:

Verifique sinais de descongelamento, como pontos amolecidos e presença de líquido congelado no interior da embalagem sem ser parte integrante do produto;

Em produtos resfriados, verificar a viscosidade, coloração e odor;

Laticínios devem estar na embalagem original, sem apresentar estufamento, o que indica produção de gás provocado por crescimento de micro-organismos;

Sorvetes são produtos aerados. Se houver compactação da massa é sinal que houve descongelamento;

Produtos como massas e pães podem apresentar crescimento de fungos, bem como ficarem esfarelados.

Com esses cuidados, o risco de o consumidor levar pra casa um produto impróprio para o consumo diminui severamente.

 


Vigilância Sanitária Municipal

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz