Menu de Opções

SMEC realiza ações para marcar o Dia Mundial do Autismo


autismo-9.jpg

No dia 02 de Abril é comemorado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo (World Austism Awareness Day). A data serve para ajudar a elucidar a todos sobre o transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas-ONU, em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. 

Dando continuidade às ações, neste dia 04 de abril, quarta-feira, a Prefeitura de Municipal de Mendes, através de sua Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o CEMAPE - Centro Municipal de Apoio Pedagógico Especializado Ana Ruth de Souza Moraes e a Escola Municipal Luciana Ferreira Caramez realizaram na Praça Dr. João Neri, um evento alusivo a esta importante data, com objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com essa deficiência. 

autismo-19.jpg

O Autismo caracteriza-se pelas dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.

Foram expostos para apreciação, os trabalhos realizados pelos alunos e professores das diversas Unidades de Ensino municipais da cidade. Foram distribuídos brindes e mimos e principalmente o esclarecimento sobre a doença e a melhor forma de se lidar com ela. No decorrer do evento, a população teve a oportunidade de se informar e sanar dúvidas sobre o autismo.

autismo-21.jpg

A Coordenadora da Equipe Pedagógica da SMEC, Rita de Cássia Moreira, atenta que o alvo da ação é auxiliar a conscientização e informar a população sobre o que é o autismo e aprender a lidar de forma correta com essa condição.

Para o autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade. Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos. Por isso, evita-se o contato físico no relacionamento com o autista - já que o mundo, para ele, parece ameaçador. Insistir neste tipo de contato ou promover mudanças bruscas na rotina dessas crianças pode desencadear crises de agressividade.

autismo-22.jpg

A cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. No Dia Mundial do Autismo, várias ações são feitas utilizando essa cor para representar a conscientização sobre causa.

Estas ações buscam trazer a temática do autismo para diálogo, uma vez que se faz imprescindível agir para que se quebre os preconceitos e obstáculos que afetam as pessoas com essas deficiências aparentemente invisíveis.


Assessoria de Imprensa


Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz