Menu de Opções

Cota única do IPTU 2018 dá desconto de 10% até o dia 29 de março.


iptu_fazenda-3.jpg

A Prefeitura Municipal de Mendes deu início a entrega dos carnês do IPTU 2018. O pagamento antecipado do IPTU dá ao contribuinte 10% de desconto para cota única, até o dia 29 de março.

Segundo o Secretário de Fazenda e Planejamento, Ricardo de Albuquerque Carvalhêdo, o cálculo dos valores de um ano para o outro, tem base na aplicação do índice inflacionário e informa que o pagamento do imposto é de vital importância para o município, já que o recurso captado é obrigatoriamente aplicado em investimentos e melhorias para a cidade, assim como a manutenção dos serviços oferecidos, como a coleta e o despejo do lixo recolhido e a distribuição de água.

Mendes tem um grande histórico de inadimplência do imposto. O secretário alerta, que aproximadamente 39% dos contribuintes não quitam suas dívidas, causando um peso negativo na balança orçamentária do município, já que as previsões de receitas não se concretizam e o valor fica muito abaixo das necessidades para a manutenção dos serviços.

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto cobrado das pessoas que possuem uma propriedade imobiliária urbana, como um apartamento, casa ou outro tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada.

O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. Caso a propriedade não tenham nenhum tipo de construção predial, então os donos do terreno deverão pagar apenas o chamado Imposto Territorial Urbano.

No carnê, o contribuinte encontra todas as informações discriminadas do que está sendo cobrado e de como o valor de seu imposto foi calculado.

Para aqueles que mesmo assim, ainda estiverem com dúvidas, pode comparecer ao Balcão da Tributação na sede da Prefeitura Municipal de Mendes.

Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento
Assessoria de Imprensa

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz