Menu de Opções

Prefeitura realiza primeira audiência pública sobre novo sistema de transporte coletivo do Município.


audiencia_transporte_(10).jpg

Antes de fechar a sua proposta, a Prefeitura quer ouvir a população. Moradores poderão contribuir com propostas e sugestões durante as audiências públicas, um dos itens a serem cumpridos no processo licitatório para a operação dos serviços, que serão realizadas em datas e locais a serem definidos pela prefeitura.

As audiências têm como objetivo possibilitar a participação popular de vários segmentos envolvidos na realidade do transporte público. Nessa direção, uma comissão mista a ser formada por representantes da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Associações de Moradores, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal da Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso e Conselho Municipal de Portadores de Necessidades Especiais, irão discutir amplamente o assunto. O motivo do debate amplo se constituiu num único objetivo: a melhoria da qualidade do transporte urbano e para que ele seja acessível para toda a população.

A primeira audiência pública aconteceu nesta quinta-feira, dia 27, na sede da 47ª Subseção da OAB/RJ e serviu como pontapé inicial para instalação dos trabalhos. O evento contou com a presença do prefeito Rogério Riente, do presidente da OAB/RJ, Dr. Paulo Afonso Loyola Costa, dos vereadores Leandro Martins, Luiz Antônio Rebello, Edelcio Gomes, Jorge Henrique e Luiz Antonio Gomes Leôncio, do Secretário Municipal de Transporte, Luis Carlos de S. Castadelli, do Procurador Jurídico Heitor Favieri Neto, líderes comunitários, entre outros.

audiencia_transporte_(8).jpg

Segundo o Procurador do Município, Heitor Favieri Neto, a iniciativa da Prefeitura em discutir o futuro do transporte coletivo municipal, através de audiência pública, é pioneira no município e marca positivamente o desenvolvimento do trabalho.

- É um evento muito importante para o Município, que já foi emancipada há mais de 60 anos, tenho certeza que ficará para os anais do município, pois é um marco inaugural de outros que acontecerão, em breve espaço de tempo. E é com muita satisfação que estamos aqui, para trazer as parcerias das iniciativas populares, para que possamos melhorar ainda mais a prestação dos serviços públicos -.

audiencia_transporte_(6).jpg

Na reunião, foi apresentado estudos técnicos sobre o transporte coletivo do Município tais como: planta base, planta do trajeto, dados operacionais, percursos das atuais linhas e novas linhas que serão criadas. O arquiteto Oacyr Machado e o orçamentista Wagner Moura, se revezaram na apresentação.

Pensando nas pessoas que por algum motivo não poderão comparecer nas audiências públicas e apostando na maior participação popular, a Prefeitura vai promover Consulta Pública, disponibilizando no site do município um questionário com perguntas direcionadas aos moradores usuários do transporte coletivo. O questionário também será feito de modo presencial. Equipes de entrevistadores vão percorrer o centro e bairros da cidade, colhendo opiniões dos munícipes.

audiencia_transporte_(1).jpg

Para o prefeito Rogério Riente, a participação popular é fundamental para que se chegue à uma proposta que garanta um transporte público de qualidade.

- Sairemos de um sistema deficitário, que gera muita reclamação, para adquirirmos um sistema moderno e com qualidade aos passageiros, mas queremos discutir com representantes do poder legislativo, das Associações de Moradores, da OAB, do Conselho Municipal da Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso e do Conselho Municipal de Portadores de Necessidades Especiais, é com essa intenção que estaremos realizando audiências públicas. É muito importante que a população participe ativamente das discussões, com críticas e sugestões para fecharmos a melhor proposta possível. Não podemos errar na confecção do edital que permitirá realizarmos a licitação para concessão da empresa que vai explorar os serviços de transporte coletivo em Mendes -, afirmou Riente.

audiencia_transporte_(9).jpg

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz