Menu de Opções

Mendes recebe peça de Teatro Acessível premiada pela ONU


teatro_01.jpg

O grupo teatral Os Inclusos e Os Sisos, projeto de arte e transformação social da ONG carioca Escola de Gente, desembarcou em Mendes nesta quinta-feira, 06 de abril, na Sociedade Esportiva Falcão Dias, com a turnê que leva cultura com acessibilidade. O projeto inédito realizado em nossa cidade teve o apoio da Prefeitura Municipal de Mendes e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A peça do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, da escritora e jornalista Claudia Werneck, faz parte da 2ª Mostra de Teatro Acessível, realizada pela ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista que é referência internacional no tema da inclusão, um projeto patrocinado pela MRS Logística por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. O espetáculo tem direção de Diego Molina, um dos/as fundadores/as do grupo de teatro, e assistência de direção de Carolina Godinho.

teatro_02.jpg

O espetáculo contou com todos os recursos de acessibilidade na comunicação, como intérprete de Libras, legenda eletrônica, audiodescrição das cenas, programas em braile, visita guiada ao cenário, atendimento prioritário para pessoas com deficiência e reserva de assentos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Todo esse esforço conjunto da Escola da Gente e da Prefeitura de Mendes vai de encontro com o que determina a legislação brasileira e internacional sobre Direitos Humanos, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.

teatro_3.jpg

"Eu estou realmente emocionada. Difícil segurar o choro. Primeiro porque esta peça de teatro oferece total acessibilidade para todos. Qualquer pessoa, com qualquer tipo de deficiência pode assistir. Segundo porque trata de temas que demoramos anos, até décadas, para discutir. E de forma descontraída", disse a coordenadora de Educação Especial da Prefeitura de Mendes, Rita de Cássia Castro.

Esse foi um momento único para Mendes, que promoveu o acesso e a igualdade para todos, em um espetáculo gratuito, que tem como principais objetivos o incentivo a arte e o caminho à cultura.

teatro_4.jpg

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz