Menu de Opções

Bicampeão da competição, Mendes quer manter o Título e com pratas da casa sonhar com o tri da Copa TV Rio Sul


rio_sul_2016_(111).jpg

Torneio chega à 25ª edição com novidades no regulamento e na fórmula de disputa

A 25ª edição da Copa Rio Sul de Futsal começou neste sábado 18 de março. Nesta primeira fase, 16 cidades estão divididas em quatros grupos. As equipes jogam entre si em turno e returno, e as duas melhores de cada chave avançam para a reta final da maior competição de futsal do interior do Rio de Janeiro.

Este ano, mudanças importantes no formato e no regulamento foram colocadas em prática. Só podem participar atletas da área de cobertura da TV Rio Sul, idealizadora do torneio. Outra novidade é que a segunda fase está abolida e o mata-mata começa mais cedo, nas quartas de final. A grande final será no dia 10 de junho, em jogo único, com transmissão ao vivo na TV Rio Sul.

A Copa Rio Sul de Futsal vem cheia de mudanças para a edição especial de comemoração pelos 25 anos do torneio. Além de vetar a participação de “forasteiros”, a competição terá excluída uma segunda fase de grupos para que o mata-mata comece mais cedo, nas quartas de final.

As alterações foram discutidas e aprovadas em um encontro na última semana, que reuniu representantes das cidades participantes, da coordenação técnica, da equipe de arbitragem e da TV Rio Sul, idealizadora do evento.

Vai funcionar assim: as 16 cidades participantes foram divididas em quatro grupos. As equipes jogarão dentro de seus grupos em partidas de turno e returno. Após as seis rodadas da primeira fase, os dois melhores de cada chave se classificam para a fase decisiva.

A partir daí é mata-mata, em jogos de ida e volta. Nas quartas de final, os classificados do grupo A encaram os do grupo C, enquanto os do grupo B pegam os do grupo . O time de melhor campanha terá vantagem de sempre fazer o segundo jogo em casa.

Mendes tem uma tradição muito boa de torcida, e nossa torcida é nosso sexto jogador – disse Vinicius Castilho, treinador de Mendes, atual campeã.

A competição vai ficar mais dinâmica. Com essa fase de mata-mata maior, a torcida vai comparecer e, com certeza, teremos jogos muito mais emocionantes.

A edição 2017 da Copa Rio Sul de Futsal terá a participação de Barra Mansa, Três Rios, Mendes, Volta Redonda, Resende, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Sapucaia, Itatiaia, Piraí, Paulo de Frontin, Quatis, Itatiaia, Paracambi e Rio Claro. O início está previsto para meados de março, e a final será no dia 10 de junho, em jogo único, com transmissão ao vivo pela TV Rio Sul.

rio_sul_2016_(7).jpg

Veja como ficou a divisão dos grupos:

Primeira fase

Grupo A
Barra Mansa, Resende, Sapucaia, Quatis

Grupo B
Três Rios, Vassouras, Itatiaia, Rio das Flores

Grupo C
Mendes, Valença, Piraí, Paracambi

Grupo D
Volta Redonda, Barra do Piraí, Paulo de Frontin, Rio Claro

Quartas de final
1º do grupo A x 2º do grupo C
1º do grupo B x 2º do grupo D

1º do grupo C x 2º do grupo A
1º do grupo D x 2º do grupo B

rio_sul_2016_(12).jpg

Bicho papão, torcida e experiência: time de Mendes chega candidato ao tri

Atual campeã, cidade é uma das favoritas para brigar pelo troféu, e não é à toa: base joga junta há, pelo menos, 10 anos; amizade dos atletas chama atenção nos bastidores

Atual bicho papão, Mendes é um dos times a serem batidos na Copa Rio Sul de Futsal. A tradição é de começar a trabalhar com crianças a partir de 13 anos, e demorou, mas a cidade começou a colher os frutos: levantou os troféus em 2014 e 2016, além de ficar com o vice em 2012 e 2015.

A base dispensa adjetivos. Buiú, Ruan, Moreno, Tiago, Fabinho, Pablo, Juninho e Célio jogam juntos há, pelo menos, 10 anos. Mas o técnico Vinício Castilho precisa abrir o olho. Medalhões do ano passado, como Xandó e Rafael Sixel, estão fora do torneio por causa da nova regra: só podem jogar pela Copa Rio Sul de Futsal atletas da área da cobertura da TV Rio Sul.

Outro nome experiente no grupo é o goleiro Paulo André, conhecido por ser engenheiro eletricista e professor de física na região. Depois de ficar no banco no ano passado, ele assumirá a camisa 1 de Mendes na caminhada pelo tri, e ainda terá o próprio filho, Pedro, de 18 anos, como seu reserva.

rio_sul_2016_(7).jpg

A amizade é algo que chama a atenção nos bastidores. Como cresceram e jogaram juntos por tanto tempo, os atletas são como irmãos. O entrosamento na vida vai para dentro da quadra, mas há algo importante para se corrigir: é um time que não defende no mesmo alto nível que ataca. O brilho está nos pés do ala Ruan, atleta muito habilidoso e que costuma desequilibrar partidas. Outro ponto forte é a torcida, que pinta de azul e branco as arquibancadas do Ginásio Nicola Sandora. Este ano, Mendes está no grupo C, junto com Valença, Piraí e Paracambi.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz