Menu de Opções

Prefeito Rogério Riente toma posse como presidente da Junta Militar do município.


O prefeito Rogério Riente (PP) foi empossado na manhã de quinta-feira, dia 22, como presidente da 141ª Junta de Serviço Militar, em Mendes. A cerimônia, que aconteceu no gabinete do prefeito, foi presidida pelo 2º tenente, Delegado da 12ª Delegacia de Serviço Militar/2ª CSM, Rogério Coitinho. Também participaram do evento a secretária da 141ª Junta Militar Valéria Castilho Andrade Baylão  e Verônica Noberto Chaves Coitinho esposa do  Tenente.

Imagem

Obedecendo à Lei do Serviço Militar, o prefeito fez o juramento e assinou o Compromisso de Posse, se comprometendo em fazer cumprir deveres relativos ao serviço militar.  “Ao ser empossado no cargo de presidente da Junta de serviço militar deste município, de acordo com os preceitos da Lei do serviço militar, prometo empenhar todos os esforços, no sentido de fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que o nosso município contribua, para o exercício da cidadania e para engrandecimento da pátria”, declarou o prefeito durante seu juramento.

A posse do prefeito como presidente da Junta Militar já é um ritual feito pelas Forças Armadas, mais precisamente o Exército, como uma deferência a cessão de instalações, mobiliário e pessoal para o cumprimento de um fim, que é o alistamento militar obrigatório. O alistamento é o primeiro mandamento de uma Junta, e busca alistar os jovens para deixá-los com capacidade de concorrer ao mercado de trabalho, bem como atender às exigências de alguns órgãos que, para fornecer documentos, necessitam do alistamento ou da regularização da situação militar.

Imagem

A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou para prestar concurso público.

O alistamento militar já começou e segue até o final de junho. Quem perdeu o alistamento no ano passado, também pode se alistar. O jovem que não fizer, está cometendo um crime, não estará em dia com o serviço militar. Ele não consegue tirar passaporte, fazer matrícula na faculdade, por exemplo. São várias implicações para o jovem que deixa de cumprir suas obrigações militares.

Imagem

Alistamento - O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), em defesa da nação e é obrigatório no Brasil para jovens com 18 anos ou mais. Para o alistamento militar, o jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar de  Mendes levando o RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. Endereço: Alberto Torres, sem número, em cima do Terminal Rodoviário.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz