Menu de Opções

Concurso cultural e turístico de fotografia amadora Mendes Viva


concurso_fotografico.jpg

DO CONCURSO

O Concurso Cultural e Turístico de Fotografia Amadora será realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura - SMTELC. O objeto do concurso cultural é selecionar fotografias com o objetivo de valorizar e divulgar o município de Mendes, criando um banco de imagens na SMTELC e promovendo Mendes na rede social.

A premiação do concurso será a participação das imagens escolhidas em uma exposição temporária, realizada no hall da sede da Prefeitura de Mendes, no mês de Julho de 2021, mês de aniversário da cidade, bem como de uma exposição na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura por tempo indeterminado.

Os participantes poderão fotografar: paisagens, arquiteturas, imóveis históricos, fauna e flora, manifestações artístico-culturais e demais objetos que evidenciem aspectos turísticos do município.


DA PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do concurso residentes e não residentes do município de Mendes maiores de 18 anos.

Não serão permitidas fotografias tratadas que apaguem ou insiram elementos no cenário, fundam imagens ou alterem a composição original do item fotografado.

Não será permitida a participação de servidores públicos municipais de Mendes da administração direta ou indireta.

Não será permitida a participação utilizando-se de fotografias que já tenham concorrido em outras competições culturais ou que não sejam de autoria própria.

A participação no presente concurso é voluntária, gratuita e implica na aceitação total e irrestrita dos termos e condições deste edital.

É expressamente proibida qualquer gravura, marca d’água ou afins que identifique seu autor na fotografia.

Não serão aceitas fotografias que possuam conteúdo ilícito, imoral, racista, preconceituoso ou discriminatório, de incitação à violência, linguagem ou imagem grosseira, obscena ou pornográfica, que estimulem ou possam colocar em risco a saúde, a segurança e a vida das pessoas, bem como que possuam caráter político ou de propaganda ou que firam os direitos autorais, patrimoniais e de imagem de terceiros, dentre outros, que possam resultar em responsabilidade civil ou criminal.

Não será necessária inscrição para a participação no concurso. Os interessados deverão postar as imagens na rede social Instagram utilizando a hashtag #MendesViva . Não serão consideradas para o concursos as imagens postadas através do recurso “Story” O perfil do proponente deverá estar em modo público, ou seja, aberto até o dia 08 de Julho de 2021 A publicação da postagem com a hashtag #MendesViva implica na aceitação total e irrestrita da participação no concurso.

A legenda da postagem, além de conter a hashtag #MendesViva deverá dar credito ao autor da foto, ou seja, o proprietário do perfil, e um pequeno texto que identifique, localize e explique o objeto capturado.

Não serão aceitas postagens realizadas por perfis comerciais.

Ao postar a fotografia na rede social Instagram e mencionar a hashtag #MendesViva, o autor faz a concessão plena do direito autoral da imagem veiculada à SMTELC e, não obstante a preservação do direito de referência à autoria, cede o direito de utilização da imagem e de exploração gratuita das fotos e textos para uso comercial ou não inclusive utilizando-as em sites, redes sociais, folders e demais meios de publicidade utilizados pela SMTELC.

Não é permitida a identificação facial ou reconhecimento identitários de terceiros na imagem.

As fotos deverão ser postadas no período compreendido entre 24 de Junho de 2021 e 05 de Julho de 2021.


DA COMISSÃO JULGADORA E AVALIAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS

As postagens e fotografias que não cumprirem, parcial ou na sua totalidade, algum dos critérios descritos estarão automaticamente eliminadas de participação no concurso.

A Comissão Julgadora será composta por 05 membros livremente escolhidos pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura sendo dois membros fotógrafos profissionais da cidade.

A Comissão Julgadora elegerá as 10 melhores fotos participantes do concurso. A Comissão julgadora será soberana em suas decisões.

As fotografias inscritas serão avaliadas levando-se em consideração os seguintes critérios:
a)    Adequação ao tema
b)    Nitidez
c)    Originalidade
d)    Enquadramento
e)    Criatividade

Será critério de desempate a adequação ao tema

FOTOGRAFIAS SELECIONADAS

O nome dos participantes selecionados será divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Mendes.

As fotografias selecionadas participarão de exposição fotográfica, realizada no hall da sede da Prefeitura de Mendes em comemoração ao aniversário de Mendes no mês de Julho.

Posteriormente as fotos estarão expostas na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura por tempo indeterminado.


CALENDÁRIO RESUMIDO

Publicação da chamada para o concurso com link para o edital nas redes sociais da Prefeitura de Mendes

23 de Junho de 2021

Participação pela rede social Instagram

24 de Junho à 05 de Julho de 2021

Análise da comissão julgadora

06 à 08 de Julho de 2021

Divulgação do resultado nas redes sociais da Prefeitura de Mendes

09 de Julho de 2021

Exposição no Hall da Prefeitura de Mendes

11 à 31 de Julho de 2021



DISPOSIÇÕES GERAIS

Os participantes autorizam, desde já, a veiculação de seu nome e imagem para utilização no site ou em matérias produzidas pela Prefeitura de Mendes, bem como em fotos, cartazes, filmes, spots e em qualquer tipo de mídia e peças promocionais para a divulgação da conquista do prêmio.

As dúvidas não esclarecidas e eventuais questionamentos a respeito deste edital e de sua aplicação serão julgadas pela comissão organizadora do concurso, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz