Menu de Opções

OUTUBRO ROSA


 

2020_outubro_rosa.jpg

O mês do outubro é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, e objetiva conscientizar as mulheres e a toda população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, do câncer do colo de útero.

Dentre as formas de prevenção estão a realização de exames preventivos do câncer de colo do útero e o exame clínico das mamas, que estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família do município. Parta realiza-los, dirija-se à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

7 DICAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER!

1. Não fume! Ao fumar, muitas das substâncias tóxicas e cancerígenas são liberadas na fumaça, e são inaladas pelos fumantes e também pelos fumantes passivos.

2. Tenha uma alimentação saudável. É importante dar preferência aos alimentos de origem vegetal (frutas, verduras, legumes, cereais, dentre outros) em detrimento aos alimentos ultraprocessados (alimentos prontos para consumo, industrializados).

3. Mantenha seu peso adequado. O peso saudável deve ser mantido ao longo da vida, e pode se fazer através de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos.

4. Realize atividade física. A regra é não ficar parado. Mexa-se! Pode ser uma caminhada, um passeio com o cachorro, ginástica, dança, o que você mais gostar. Faça esse momento algo prazeroso, divertido!

5. Amamente. Ao amamentar seu filho até 2 anos de idade, sendo ela exclusiva até os 6 primeiros meses de vida do bebê, a mãe pode ser protegida contra o câncer de mama.

6. Faça o exame preventivo. Mulher entre 25 e 64 anos devem realizar o exame Papanicolau regularmente. Alterações das células do colo do útero podem ser descobertas no exame preventivo. Quanto antes se descobre maior a probabilidade de cura.

7. Evite a ingestão de bebidas alcoolicas. Seu consumo, mesmo em pequenas quantidades, pode contribuir para o risco de desenvolver câncer.

A prevenção é o melhor caminho! 


Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz