Menu de Opções

CIEP 288 E JAYME SICILIANO TÊM PROJETOS APRESENTADOS NO EVENTO COOPERJOVEM 2019


cooperjovem_2019-94.jpg

Nesta última sexta-feira, dia 29 de novembro, no auditório do Hotel Promenade SOHO, em Campos dos Goytacazes foi realizado a culminância do Projeto Cooperjovem 2019, com a participação do CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos e da Escola Municipalizada Jayme Siciliano.

O Cooperjovem este ano capacitou 155 professores de 54 escolas em seis municípios: Três Rios, Mendes, Campos dos Goytacazes, Carapebus, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, beneficiando 19.461 alunos. O projeto é realizado com o apoio do SICOOB Fluminense, com sede em Campos e atuação estadual.

cooperjovem_2019-43.jpg

A ideia é a de capacitar os professores para que de forma interdisciplinar e transdisciplinar consigam aprimorar a prática educativa junto com seus alunos e comunidades escolares, se apropriando da cultura da cooperação como uma ferramenta propulsora de mudança e transformação social.

O Encontro Cooperjovem, faz o encerramento das atividades anuais e se torna um momento auge de reflexão e diálogo entre todos os atores da educação, e este ano também serviu para a apresentação dos Projetos Educacionais Cooperativos escolhidos para implementação que dentre diversos, dois de Mendes foram escolhidos:

cooperjovem_2019-65.jpg

- Reconstruindo ações = Humanizando gestos, da Escola Municipalizada Jayme Siciliano
Apresentado pela Orientadora Pedagógica Márcia Aparecida Fortunato.
O Projeto tem como objetivo humanizar toda a comunidade escolar, buscando parcerias para aprimorar a qualidade de ensino e a relação entre todos que estão ligados diretos e indiretamente ao processo educativo. Através das ações desenvolvidas, busca-se a melhoria da qualidade do atendimento que a Escola vem a oferecer, no que diz respeito à relação entre Família x Escola, firmando parcerias no município.

- #Juntossomosmaisfortes, do CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos.
Apresentado pela Orientadora Pedagógica Cláudia Elisa Santos.
O Projeto propõe um Resgate de Valores dentre os quais, o Cooperativismo e a Empatia, ao notar a necessidade de articular este "jeito de ser", visando um entrosamento entre a Comunidade Escolar e a Escola, assim, julgando-se importante, reconhecer a Escola não apenas para o aprendizado acadêmico, mas também para a troca de experiências e saberes. O trabalho da Escola é no sentido de gerir comportamentos orientados para a cooperação, com o intuito de abrir o espaço para a construção de novos conhecimentos.

cooperjovem_2019-89.jpg

As palestras ficaram por conta de Diego Mahfouz, escritor, professor e diretor escolar, que falou sobre Reconstrução Coletiva: Um Relato de Sucesso e Superação na Educação Integral. Ganhador dos prêmios Educar Nota 10 e Educador do Ano pela Fundação Victor Civita e Roberto Marinho em 2015. Vencedor do “Oscar da Educação Brasileira” pela Academia Brasileira de Educação do Rio de Janeiro em 2016 e um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”, em 2018.

Giovana Xavier, doutora em História Social, professora da UFRJ e coordenadora do Grupo Intelectuais Negras, que abordou Raça e Representatividade na Sala de Aula. Autora do livro "Você pode substituir Mulheres Negras como objeto de estudo por Mulheres Negras contando sua própria história" e organizadora do catálogo "Intelectuais Negras Visíveis". Entre inúmeros projetos, assina a plataforma @pretadotora, na qual discute temas como autocuidado, maternidade, yoga, espiritualidade e trabalho acadêmico sob o ponto de vista de mulheres negras.

cooperjovem_2019-67.jpg

A Secretaria Municipal de Educação foi representado no evento pela Secretária Municipal de Educação Ellen Barbosa Taveira da Rocha, a Coordenadora Geral de Educação Gabriela Brum, a  Coordenadora dos Programas FNDE Leandra Castro e a Coordenadora da Educação Infantil Aline Rossetto de Carvalho e a participação de Luiz Eduardo Ramos – Maninho, representando o Instituto SICOOB RIO/Mendes.

O Cooperjovem é um programa criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), com o objetivo direto de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. Possui resolução nacional e está disponível para todas as cooperativas vinculadas a esta organização.

cooperjovem_2019-91.jpg

Assessoria de Imprensa

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz