Menu de Opções

ATENÇÃO DESABASTECIMENTO DA VACINA PENTA NO SUS


/Uploads/Images/atencao.jpg

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, vem prestar informações sobre a indisponibilidade da vacina Penta na Rede Pública do SUS.

O planejamento e aquisição desta vacina, como de outras vacinas, para distribuição aos Estados e Municípios é de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS) através de licitação internacional. Sendo um processo de importação e não de compra direta, a chegada destas vacinas no Brasil, necessita de liberação da ANVISA e somente após avaliação por esta agência que a vacina é liberada. Na sequencia, para que a vacina seja utilizada devem ser realizados testes de qualidade pelo INCQ e então, após a liberação pelo controle de qualidade a vacina finalmente é distribuída para a rede do SUS.

Durante este processo de controle de qualidade das vacinas Penta adquiridas do Laboratório Biological, foi verificado desvio de qualidade e não puderam ser distribuídas devido a publicação de uma Resolução da ANVISA interditando todo o quantitativo de vacinas adquiridas deste laboratório.
Diante do exposto, haverá um lapso no reabastecimento da rede com a vacina Penta, com previsão de distribuição aos Estados a partir de outubro deste ano.

A ausência da distribuição da vacina Penta nos meses de agosto e setembro de 2019, trata-se de um fato excepcional e que já está sendo resolvido em um curto prazo de tempo.
Todas as Salas de Vacina dos postos de saúde foram orientadas a fazer cadastro nominal das crianças de 02, 04 e 06 meses com pendência de aplicação da Penta para que logo assim que a vacina estiver disponível na Rede de Mendes, possam ser convocadas para atualização desta vacina.

Maiores informações nas Unidades de Saúde da Família ou na Coordenação de Imunização, pelo telefone 24 2465-0409 ramal 2036.

Coordenação de Imunização 
Secretaria Municipal de Saúde

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz